Página inicial > Seminários > Seminário da Física 08/09/2020

Seminário da Física 08/09/2020

Publicado: Terça, 01 de Setembro de 2020, 14h27 | Última atualização em Quarta, 02 de Setembro de 2020, 16h44 | Acessos: 833

seminario banner

Título: Testes observacionais das hipóteses fundamentais do modelo cosmológico padrão
Palestrante:  Prof. Dr. Carlos Bengaly (Observatório Nacional)

Terça 08/09 às 16 horas via Google Meet

Resumo: O modelo cosmológico padrão (MCP) atual consiste no modelo LCDM, dominado por matéria escura fria e energia escura. Ainda que este modelo forneça a melhor explicação atual para a formação de estruturas em grande escala, bem como a dinâmica cosmológica observadas, não conhecemos ainda a natureza destas componentes. Isto levanta a necessidade de buscar não apenas modelos para explicá-las, mas também de por à teste as hipóteses fundamentais sobre as quais o MCP é formulado. Nesta apresentação, apresento alguns testes observacionais com este foco. Apresento alguns testes observacionais da hipótese de isotropia e homogeneidade cosmológicas em grandes escalas, bem como alguns testes do MCP realizados com o mínimo de pressupostos a priori a respeito do modelo vigente.

Link de acesso Google Meet: https://meet.google.com/xio-awfx-nsy

Os alunos presentes poderão requerer certificados de participação.