Página inicial > Seminários > Seminário da Física 22/06/2021

Seminário da Física 22/06/2021

Publicado: Segunda, 21 de Junho de 2021, 14h27 | Última atualização em Terça, 22 de Junho de 2021, 15h31 | Acessos: 1076

Título: O papel da Universidade e a produção de patentes da UNESP, USP e UNICAMP: Avanços e Desafios
Palestrante: Rondinelli Herculano (UNESP)

Data: 22/06/2021 às 16 horas via Zoom e via canal do PPGF no YouTube

Resumo: Usualmente, os estudantes não sabem o papel da Universidade, assim neste seminário explicarei de uma maneira clara e objetiva qual é a função da Universidade (permeando pelo tripé: extensão, pesquisa e ensino, além da gestão). Além disso, mostrarei os resultados de um levantamento dos depósitos de patentes em nome da USP, UNESP e UNICAMP. Especificamente da UNESP, será mostrado o depósito por campus de origem e por área da propriedade intelectual depositada. A UNESP é composta por 24 campus universitários espalhados por todo Estado de São Paulo, oferecendo 179 cursos de graduação e 118 Programas de Pós-Graduação. Trata-se de um modelo acadêmico típico da América Latina e do Brasil. Essa análise foi feita a partir de um documento disponibilizado pela Agência UNESP de Inovação (AUIN) e de dados dos docentes retirados da Plataforma Lattes, através do qual se pode notar que o campus com maior número de depósitos é o campus de Araraquara. Além do mais, observamos que 67,6% do depósito de patentes está concentrado em campus situados na região central do Estado de São Paulo (Botucatu, Bauru, Araraquara e Rio Claro). Adicionalmente, foi possível observar que houve uma redução de 43% no número de pesquisadores por patentes, indicando uma disseminação da cultura patentária na academia brasileira.

Acesse e se inscreva no nosso canal do YouTube: Canal PPGF UFCG

Interessados em assistir podem enviar um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.