Página inicial > Seminários > Seminário da Física 21/06/2022

Seminário da Física 21/06/2022

Publicado: Quinta, 16 de Junho de 2022, 20h42 | Última atualização em Sexta, 17 de Junho de 2022, 18h50 | Acessos: 924

Título: A Erupção vulcânica de Tonga e as Perturbações na Ionosfera Observadas no Continente América do Sul

Palestrante: Dr. Hisao Takahashi (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE)

Autores: Takahashi, H., Figueiredo, C. A. O. B., Barros, D., Wrasse, C. M., Giongo, G. A.,
Honda, R. H., Vital, L. F. R., Chagas, R. C. A. R., Kwamla, N. P., Ayorinde, T. T., de
Carmo, C. S., de Padua, M. B.

Divisão de Clima Espacial, INPE.

ResumoOcorreu uma grande erupção vulcânica no vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai (175.4° O; 20.6° S) no arquipélago de Tonga localizado no Oceano Pacífico Sul no dia 15 de janeiro de 2022, às 04:15 TU(Tempo Universal). A erupção foi uma das maiores nos últimos 100 anos, e perturbou a atmosfera da Terra em escala global. Cinzas vulcânicas foram injetadas na troposfera e estratosfera alcançando regiões acima de 50 km de altitude. A energia térmica injetada na troposfera produziu ondas de pressão (Lamb) propagando-se de forma concêntrica, e chegando à costa do Chile 8 horas depois da erupção. A erupção provocou um terremoto e um Tsunami foi gerado propagando-se no oceano Pacífico, chegando à costa do Chile 13 horas depois da erupção. A Divisão de Clima Espacial do INPE detectou as perturbações na ionosfera propagando-se do Sul do Chile para o Brasil. Um conjunto de TIDs (Traveling Ionospheric Disturbances) em 12:30 TU e outra em 17:15 TU. Os dois conjuntos de TIDs devem ter sido gerados pela onda Lamb e pelo Tsunami. É a primeira vez que se observa assinaturas de perturbação da ionosfera causadas pelas ondas de Lamb e Tsunami gerado pelo vulcão sobre o continente América do Sul.

Acesse e se inscreva no nosso canal do YouTube: Canal PPGF UFCG