Página inicial > Seminários > Seminário da Física 08/11/2022

Seminário da Física 08/11/2022

Publicado: Sexta, 04 de Novembro de 2022, 18h21 | Última atualização em Sexta, 04 de Novembro de 2022, 18h23 | Acessos: 816

seminario banner

Palestrante: Prof. Dr. Adelmo S. Souza

Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa - CMBJL

Universidade Federal do Oeste da Bahia -UFOB

Título: Modelagem de Sensores Luminescentes Nanométricos Baseados em Íon Lantanídeos

Resumo: Nas últimas décadas sensores nanométricos estão sendo amplamente empregados em estudos de vários sistemas e fenômenos físicos, como temperaturas de células e anomalias da água. A emissão de luz por Nano partículas dopadas com íons lantanídeos (Ln3+) é bastante promissora para esse fim, em razão das características únicas dos Ln3+ e de uma teoria bem consolidada. O que torna esses elementos especiais é a grande variedade de linhas finas de emissões na região do visível e infravermelho próximo, sensíveis a variações estruturais, químicas e termodinâmicas. Embora os íons Ln3+ apresentem dezenas de emissões que respondem a mudança do meio em que a Nano partícula está localizada, nem todas essas variações podem ser usadas como parâmetros para o desenvolvimento de sensores. Nesse sentido, a modelagem desses sistemas permite escolher o conjunto de emissões mais adequado.

Os alunos presentes poderão requerer certificados de participação.

Acesse e se inscreva no nosso canal do YouTube: Canal PPGF UFCG