Página inicial > Seminários > Seminário 13 de junho de 2023

Seminário 13 de junho de 2023

Publicado: Sexta, 09 de Junho de 2023, 16h25 | Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2023, 15h59 | Acessos: 720

seminario banner

PalestranteProf. Alberto Pereira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Local: Auditório Jurgen Precker UAF-UFCG, às 16:00h, 13 de junho de 2023.

Título: Estados coerentes comprimidos via integrais de movimento

Resumo:Os estados coerentes comprimidos (ECC) desempenham papel importante na teoria quântica moderna por permitir uma relação natural entre a descrição quântica e a descrição clássica. Em particular, os ECC levam aos estados coerentes, os quais minimização da relação de incerteza, bem como, aos estados comprimidos que permitem a redução do desvio padrão em uma quadratura ao custo de aumentar o desvio padrão na quadratura conjugada. Nesta apresentação, será aplicado o método de integrais de movimento em uma descrição não-unitária dos ECC. Essa técnica consiste em obter operadores dependentes do tempo que comutam com o operador de Schrödinger. Como uma aplicação, será detalhado os ECC para uma partícula livre com a massa variando exponencialmente com o tempo.

Os alunos presentes poderão requerer certificados de participação.

Acesse e se inscreva no nosso canal do YouTube: Canal PPGF UFCG