Divulgação Científica - Extensão
Ações de Divulgação Científica e Extensão
A ação mais ampla de extensão com participação do PPGF no atual ciclo de avaliação consiste no projeto BINGO: Lutando pela ciência no Sertão Paraibano. Em linhas gerais, a estratégia geral do projeto baseia-se em considerar a presença de um equipamento de alta tecnologia importante na região como alavanca para a atuação de projetos STEM na educação básica, tanto no ciclo fundamental como no ensino médio, com o objetivo expresso de fomentar a criação de competências nessa área para os jovens da região, aumentando a sua empregabilidade e criando laços para a formação de profissionais das áreas tecnológicas necessárias para o desenvolvimento do país nas próximas décadas.
A contribuição de equipes de renome na área de radioastronomia vinculadas ao projeto BINGO, a supervisão geral do programa de educação pela equipe científica, a utilização de métodos de atuação nas escolas que já se mostraram bem sucedidos em outros projetos e que mantém uma importante presença na UFCG em todos os cursos de formação de professores como o PIBID, esses todos são ingredientes que indicam a possibilidade de sucesso do projeto de extensão para a formação de profissionais competentes para as tecnologias do século XXI e que podem contribuir para o desenvolvimento econômico da região.
Entre 2017 e 2019, o projeto atendeu ativamente dois colégios públicos da cidade de Aguiar - PB. Já nos últimos anos, o projeto tem se dedicado a ações de divulgação nos arredores de Campina Grande e em feiras e mostras científicas na Paraíba e em outros estados do país. Além disso, o projeto conta com uma equipe multidisciplinar, formada por discentes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física da UFCG e com dois coordenadores membros do PPGF, Professor Luciano Barosi de Lemos e Professor João Rafael Lucio dos Santos.
Segue o link de acesso do canal do projeto BINGO no Instagram, onde as atividades de extensão do projeto foram publicadas:
https://www.instagram.com/bingotelescopio/
Uma outra contribuição do programa em projetos de extensão é a iniciativa do Professor Igo Paulino da Silva que atuou como orientador de projetos PIBIC - Ensino Médio no atual ciclo quadrienal. As atividades de realizadas no projeto PIBIC - Ensino Médio, consistem em integrar um(a) estudante do ensino médio ao ambiente acadêmico e também em estimular seus conhecimentos e habilidades em conteúdos científicos. Além dessa relevante contribuição individual de extensão do Prof. Igo Paulino, o grupo de Física da Alta Atmosfera tem atuado em um novo projeto intitulado "Divulgação científica sobre física da alta atmosfera", que está desenvolvendo um livro de introdução à física da alta atmosfera, e ainda realização de apresentações de seminários para estudantes de graduação, de pós-graduação e para estudantes de escolas públicas do estado da Paraíba.
O programa também contou com um projeto de extensão liderado pelo Prof. visitante Luiz Augusto Stuani Pereira. O projeto teve por objetivo divulgar a Ciência no sertão paraibano, para que a população adquira conhecimento sobre o quanto a Ciência está presente em seu cotidiano, sobre o quanto ela é importante e necessária. As ações do projeto tinham como objetivo a realização de eventos em Campina Grande, Cuité e Sumé, visando implementar formas de educação não formal utilizando-se de Espaços de Ciência e Tecnologia para apresentação de temas e pautas científicas, bem como popularizar o ensino de Ciências através de uma metodologia mais prática e interativa. O projeto contou com a colaboração de docentes e discentes da Unidade Acadêmica de Física da Universidade Federal de Campina Grande (UAF-UFCG).
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Redes Sociais