Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias PPGF > Comunicados PPGF > HORIZONTES DA INOVAÇÃO ENTREVISTA - AMILCAR QUEIROZ
Início do conteúdo da página

HORIZONTES DA INOVAÇÃO ENTREVISTA - AMILCAR QUEIROZ

Publicado: Terça, 06 de Outubro de 2020, 17h21 | Última atualização em Quarta, 07 de Outubro de 2020, 12h42 | Acessos: 1663

 

 

entrevista fapesq amilcar

Que respostas o radiotelescópio BINGO dará para a humanidade?

Horizontes da Inovação inicia nesta terça-feira, dia 13 de outubro, às 18 horas, o programa de entrevistas por LIVE transmitido pelo canal da Fundação de Apoio à Pesquisa na Paraíba no Youtube: youtube.com/fapesqpb.  O primeiro convidado será o pesquisador da Universidade Federal de Campina Grande, Amílcar Rabelo, colaborador no Projeto BINGO, que está construindo um radiotelescópio no sertão da Paraíba. O simpático acrônimo resume um título menos compreensível para quem não é da área de física: em inglês, Baryon Acoustic Oscillations in Neutral Gas Observations (Observações de Gás Neutro das Oscilações Acústicas Bariônicas).

É um grande projeto científico de cooperação internacional em andamento na Paraíba que fará estudos para buscar respostas sobre a formação do universo. Os dados fornecidos pelo radiotelescópio BINGO poderão indicar a distribuição das galáxias logo após o Big Bang, entre outras respostas que a humanidade busca ao longo de sua existência. 

De forma simplificada, Amílcar Rabelo irá falar para que servirá o radiotelescópio BINGO, o envolvimento da Paraíba nesse projeto internacional, o impacto positivo na comunidade local e como está sendo financiado.

A entrevista será conduzida pela jornalista Márcia Dementshuk, da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, e contará com o apoio da equipe técnica da Fapesq.

Horizontes da Inovação Entrevista
Dia 13/10/2020
Às 18h
www.youtube.com/fapesqpb

Fonte: Comunicação FAPESQ

Veja mais em:

http://fapesq.rpp.br/noticias/que-respostas-o-radiotelescopio-bingo-dara-para-a-humanidade 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página