Seminário da Física 22/05/2018
O Seminário foi adiado para o dia 28/08
Universo Eterno e Infinito, Sem Expansão e Sem Big Bang
Próxima terça 22/05 às 16 horas
Palestrante: Prof. Dr. André K. T. Assis UNICAMP
Resumo: Mostramos a partir de seus trabalhos que Edwin Hubble mudou suas concepções cosmológicas e a interpretação da sua lei do desvio cosmológico para o vermelho das galáxias em função de suas distâncias até a Terra. Inicialmente aceitava o modelo de um universo finito, com expansão. Depois passou a defender o conceito de um universo que não se expande e que é infinito no espaço e no tempo. Manteve essa concepção até o final de sua vida. Apresentamos também a história das estimativas da temperatura do espaço intergaláctico e da radiação cósmica de fundo. Começamos com os trabalhos de Guillaume e Eddington sobre a temperatura do espaço interestelar devida à luz das estrelas pertencentes à nossa galáxia Via Láctea. Discutimos então trabalhos relacionados com a radiação cósmica, concentrando-nos em Regener e Nernst. Também discutimos as pesquisas importantes de Finlay-Freundlich e Max Born sobre este tema. Finalmente, apresentamos o trabalho de Gamow e colaboradores. Mostramos que os modelos baseados em um universo eterno e infinito, sem expansão e sem big bang, previram a radiação de 2,7 K antes e melhor do que os modelos baseados no big bang.
Bibliografia disponível em www.ifi.unicamp.br/~assis
- A. K. T. Assis e M. C. D. Neves, A história da temperatura de 2,7 Kelvin antes de Penzias e Wilson, in: E. T. César, T. C. Soares, R. F. Carneiro, M. A. Escher e B. B. d. L. Duque (organizadores), Ciência em Dia: Jornadas de Divulgação Científica - A Matemática Está em Tudo (Editora Livraria da Física, São Paulo, 2018), págs. 25-42.
- A. K. T. Assis e M. C. D. Neves, Tradução comentada do artigo de Guillaume de 1896 sobre a temperatura do espaço, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Vol. 31, págs. 564-570 (2014), DOI: 10.5007/2175-7941.2014v31n3p564.
- A. K. T. Assis e M. C. D. Neves, O desvio para o vermelho revisitado, in: O. Freire Jr. e S. Carneiro (organizadores); Ciência, Filosofia e Política: Uma Homenagem a Fernando Bunchaft (EDUFBA, Salvador, 2013), págs. 53-69.
- A. K. T. Assis, M. C. D. Neves e D. S. d. L. Soares, A cosmologia de Hubble: De um universo finito em expansão a um universo infinito no espaço e no tempo, in: M. C. D. Neves e J. A. P. d. Silva (Editores), Evoluções e Revoluções: O Mundo em Transição (Editora Massoni e LCV Edições, Maringá, 2010, 2ª edição), págs. 215-237.
Os alunos presentes poderão requerer certificados de participação.
Mais informações pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Redes Sociais