Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Seminários > Seminário da Física 01/06/2021
Início do conteúdo da página

Seminário da Física 01/06/2021

Publicado: Domingo, 30 de Maio de 2021, 14h27 | Última atualização em Segunda, 31 de Maio de 2021, 21h46 | Acessos: 1552

seminario banner

 

Título: Testando a lei padrão de evolução da matéria escura com a estrutura em larga escala

Palestrante: Rodrigo Holanda (UFRN)

Data: 01/06/2021 às 16 horas via Zoom e via canal do PPGF no YouTube


Resumo: O modelo padrão de cosmologia, conhecido como modelo ΛCDM, descreve corretamente as observações de supernovas Ia (SNe Ia), que indicam uma recente expansão acelerada do universo. No entanto, é bem conhecido que um termo cosmológico constante leva a algumas dificuldades: abundância primordial do Lítio, tensões em H0 e σ8 , anomalias no espectro de temperatura da radiação cósmica de fundo, problema das galáxias anãs, entre outros.
A fim de contornar tais desacordos, vários modelos apelam para modelos com uma energia escura dinâmica em vez de um termo cosmológico constante. Outros consideram modelos com a possibilidade de um acoplamento entre a matéria escura e a energia escura, que também alivia o problema da coincidência cósmica. Neste último caso, a lei padrão da evolução da matéria escura é alterada. Neste seminário, discutiremos como observações da estrutura em larga escala do universo (lentes gravitacionais fortes e aglomerados de galáxias) podem ser utilizadas para testar a lei padrão da evolução da matéria escura. Nenhum modelo cosmológico é utilizado na metodologia.

Os alunos presentes poderão requerer certificados de participação. 

Acesse e se inscreva no nosso canal do YouTube: Canal PPGF UFCG 

Mais informações pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Interessados em assistir podem enviar um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página